O DESPERTAR DA ESSÊNCIA
- MARCIA AFONSO
- 19 de jun. de 2021
- 3 min de leitura

“Se uma pessoa não sabe a que porto se dirige, nenhum vento lhe será favorável.” Sêneca
Todos nós, mesmo que ainda sem saber, temos um propósito na vida. Algumas pessoas têm a felicidade de descobri-lo logo que chegam a sua existência e seguem sem pestanejar o caminho por elas já traçado, com experiências marcantes e deixando um legado ao mundo.
Outras, somente o descobrem depois de muito experenciar, de passarem por inúmeras tentativas de acertar, de ter sucesso, de saber onde querem chegar e qual seu papel na sociedade.
Algumas, nunca saberão.
Me incluo naquelas que precisaram experenciar para descobrir, na realidade enxergar o seu propósito. Sempre tive claros em mim os valores que aprendi com meus pais e minha família, os que adquiri com professores e os que me formaram na vivência com as pessoas. Todavia, propósito de vida é algo bem mais complexo.
Propósito, é buscar fazer aquilo que realmente gosta, é se arriscar por aquilo que nos move de fato – de acordo com a consagrada máxima de que “dinheiro é consequência”.
Ter objetivos claros na vida é saber onde se quer chegar – e, sobretudo, dispor da energia necessária para enfrentar a trajetória - que certamente não será fácil.
Minha profissão e atuação no direito me levaram ao ramo imobiliário. Sempre fui uma pessoa empática, preocupada com as dores do mundo, adoro pessoas e uma certa questão me incomodava: - Como fui chegar a uma área tão impessoal?
Percebi então que a busca por resguardar os direitos das pessoas, dando segurança e tranquilidade numa negociação para a aquisição do seu imóvel – muitas vezes o sonho de uma vida - não tinha nada de comum, estava intrinsecamente ligada ao meu propósito de vida.
Mesmo tendo encontrado o meu caminho, não seria capaz de traduzir em palavras ou em alguma receita mágica o necessário para mostrar o trajeto a seguir. Encontrei então no site da endeavor.org.br uma orientação que entendo interessante para ao menos começar a pensar sobre como descobrir onde se quer chegar.
Como definir o meu propósito?
Não existe uma fórmula definitiva. Afinal, ele é o seu propósito; é uma questão muito íntima e subjetiva, com a qual cada um tem seu próprio jeito de lidar. Às vezes o propósito surge por eliminação – após nos envolvermos em uma série de atividades até enfim o descobrimos; às vezes já temos a certeza desde a mais tenra idade; às vezes o propósito surge por inspiração de alguém que você admira.
De toda forma, o fato é que um propósito não é identificado sem que façamos, em dado momento de nossas vidas, algumas perguntas incômodas a nós mesmos:
· Qual é o sentido de viver para trabalhar?
· Qual o propósito de dedicar pelo menos um terço – geralmente muito mais – da minha vida a atividades cujo sentido desconheço?
· E talvez a mais temida de todas: sou feliz com o que faço?
As perguntas são mesmo incômodas; mas as respostas podem te ajudar a ter muito mais clareza, tanto na vida quanto no momento de se posicionar diante dos clientes.
É somente ao descobrir o seu propósito que você poderá realmente oferecer algo ao mundo, diferenciando-se daqueles que apenas querem alguma coisa dele.
E segue quanto ao propósito profissional: ter um propósito é ter algo a entregar de fato - Em relação aos negócios, quando o seu propósito é bem definido, é muito provável que o da sua empresa também seja.
Em consequência disso, fica muito mais fácil promover uma oferta de valor para o mercado, porque você conseguirá transmitir confiança naquilo que oferece. Se algum cliente não quiser, sem problema; outro há de querer. E aí, sim, a prosperidade financeira será mera consequência destes valores intangíveis que você oferece.
Nessa perspectiva, posso dizer que nunca é tarde para definir o rumo da nossa trajetória. Nunca será tarde para aprendermos e nos aventurarmos em ideias que nos coloquem próximos aos nossos ideais. Não existe tempo certo para desvendar esse quase misterioso mundo que é a nossa mente e navegar em águas turvas ou tranquilas em busca do porto seguro que a realização dos nossos sonhos proporciona na vida que nos aguarda.
Perceba-se, descubra-se e busque sua realização...
Abraços da Oliveira






Comentários